A Responsabilidade Civil de administradores é um tipo de seguro que oferece cobertura para os riscos e exposições que os administradores enfrentam no exercício de suas funções de gestão em uma empresa. Também conhecido como seguro de D&O (Directors and Officers), este tipo de seguro visa proteger os administradores contra a responsabilidade legal decorrente de suas decisões e ações na gestão dos negócios da organização.
A responsabilidade civil dos administradores pode surgir em diversas situações, como alegações de negligência, erro, omissão, violação de dever fiduciário, conflito de interesses, difamação, violação de leis e regulamentos, entre outros. Os administradores podem ser responsabilizados por essas alegações e estar sujeitos a processos judiciais, multas, indenizações e outras despesas legais.
O seguro de responsabilidade civil de administradores geralmente cobre os custos de defesa legal, indenizações e acordos financeiros resultantes de ações judiciais ou reclamações feitas contra os administradores. A cobertura pode variar de acordo com a apólice e a proteção e é importante ler atentamente os termos e condições para entender o escopo e as restrições da cobertura.
É importante notar que o seguro de responsabilidade civil de administradores não cobre atos ilegais ou intencionais, enriquecimento ilícito, fraude ou conduta criminosa. Além disso, as apólices de seguro de D&O podem conter exclusões específicas e limites de cobertura, e, geralmente não cobrem reclamações de natureza trabalhista, ambiental ou de concorrência desleal.
A garantia de um seguro de responsabilidade civil de administradores pode ser uma consideração importante para empresas e organizações que buscam proteger seus administradores contra os riscos e responsabilidades associados ao exercício de suas funções de gestão.
COBERTURAS
- Custos de defesa: Custos de processos de honorários advocatícios;
- Condenações Pecuniárias, acordos e indenizações;
- Cobertura para processos cíveis ou criminais, procedimentos regulatórios ou administrativos e processos de arbitragem;
- Multas e penalidades cíveis e administrativas;
- Restauração de reputação pessoal;
- Responsabilidade trabalhista, tributária e previdenciária;
- Saúde e segurança ocupacional;
- Evento cibernético;
- Indisponibilidade de bens e penhora online;
- Gerenciamento de crise para o tomador;
- Multas e penalidades;
- Gerenciamento de crises;
- Proteção de diretores e administradores aposentados ou por demissão voluntária;
- Novas subsidiárias.
